SONHO BOM É SONHO REALIZADO!

Sonho, ideal, objetivo, meta… seja o nome que você queira dar para uma realização, como é bom alcançar aquilo que se espera!

Sarah K. Marcondes dos S. Lima – Professora FSA e Psicóloga | 03/03/2023

Para que um sonho se torne real é necessário dar alguns passos, tomar decisões, fazer escolhas, privar-se de algo menor para alcançar algo melhor. Algumas pessoas sonham em casar, outras em ter seu próprio imóvel, seu carro, uma profissão, formar-se na faculdade. Mas, digo a você, se você é apenas sonhar e não tomar uma atitude você apenas entrará em contato com a frustração em querer viver algo que não viveu.

Se me permite compartilharei parte da minha história aqui. O meu sonho era ser Psicóloga, desde a época que fiz magistério e tive algumas disciplinas referentes à Psicologia. Enfrentei muitos desafios, altos e baixos para alcançar e tornar realidade o meu sonho. Quando ingressei na faculdade na década de 90 só existia curso de Psicologia em período integral, não havia como trabalhar para manter o meu curso.

Vendi brigadeiros na faculdade para comprar material (não existiam ebooks e nem pdfs) e almoçar. Quando não conseguia vender os brigadeiros para comprar o meu almoço eu comia um salgadinho chamado Fofura que na época eu pagava R$ 0,80. Meus alunos conhecem essa história e sempre me dizem que quando veem o salgadinho logo lembram do fato. Quantas vezes ouvi de pessoas próximas para fazer outro curso ou ir trabalhar em outra coisa, mas meu sonho gritava dentro de mim.

Existe um teórico da Psicologia que propôs a hierarquia das necessidades, o nome dele era Abraham H. Maslow, e sua teoria traz a ideia de que os seres humanos esforçam-se para satisfazer suas necessidades, sejam elas pessoais ou profissionais. Essa divisão hierárquica demostra as necessidades humanas em um formato de pirâmide em que as necessidades do nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, como uma escala até atingir o topo que é a autorrealização. As necessidades primárias (fisiológicas e de segurança) são satisfeitas mais rapidamente que as necessidades superiores (sociais, estima e autorrealização).

As necessidades fisiológicas estão relacionadas ao ser biológico e o que ele precisa para manter-se vivo (respirar, alimentar, descansar, beber, dormir, ter relações sexuais…). As necessidades de segurança se referem a estar fora de perigo, em ordem, ter um emprego, salário, plano de saúde, conseguir suprir aquilo que é importante. E como somos seres humanos as necessidades sociais estão presentes. Essa é a necessidade de mantermos boas relações humanas, receber carinho e afeto de familiares e amigos.

O reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmo e por outros, sentir-se digno, receber respeito, reconhecimento fazem parte da necessidade de estima. E hoje em dias quantos não sofrem de baixa autoestima, não é mesmo?

Por fim a necessidade de autorrealização que está relacionada a necessidade de crescimento, descobertas por meio das próprias potencialidades, ter autonomia, independência. Esta última está relacionada diretamente à realização de sonhos, atingir o objetivo, viver uma missão. Primeiramente você deve se perguntar qual o seu sonho, depois qual o caminho a ser traçado para alcançar esse sonho. Divida em pequenas metas, caminhe por essas metas e siga em frente.

Um sonho sem ação é apenas um pensamento. O sonho com ações traçadas se transforma em uma potência! Lembre-se a caminhada até o topo pode ser cansativa mas a vista de cima é exuberante!

Avance, não desista da caminhada!

Sarah K. Marcondes dos S. Lima é Psicóloga clínica e professora universitária do curso de psicologia da Faculdade Santo Antônio – FSA. É pós-graduada em docência no ensino superior, Especialista em Terapia familiar e de casais, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas e mestranda em Projetos Educacionais-USP.
Participação em Congressos Internacionais com trabalhos científicos publicados no Brasil e no Exterior.

;;