Alunos promovem ação de orientação sobre saúde bucal na páscoa

Os alunos do curso de Odontologia da Faculdade Santo Antônio (FSA) promoveram no último domingo, 11, uma ação beneficente de Páscoa em parceria com a Casa dos Bonecos de Caçapava. Na ocasião, os estudantes, além de fazerem o bem, aproveitaram para dar orientações sobre saúde bucal.

As crianças e adolescentes do projeto Geração Esperança foram recebidos na Casa dos Bonecos com um circuito de Páscoa preparado pelos alunos do projeto De Boca Aberta Kids. Cada participante recebeu um kit de chocolates, um material de orientação de saúde bucal e participou de um quiz sobre saúde bucal.

Vivemos em um país com muitas disparidades e, pelo nosso grande acesso ao conhecimento por meio do ensino superior, temos o compromisso de levar um retorno à comunidade. A ação de Páscoa do DBAK teve o desafio de  combinar o propósito do grupo de orientar e promover a saúde bucal com a situação sanitária atual. Não medimos esforços e escolhemos não deixar passar em branco. Nos reinventamos e conseguimos construir uma ação com segurança, instrução e acolhimento. Sempre há uma maneira de fazer o bem e, nesse projeto, desistir de fazer a nossa parte não é uma opção”, explicou Profa. Dra. Fernanda Feitosa, coordenadora do curso de Odontologia e também do projeto.

“Nossa maior preocupação era conciliar uma ação bacana e sem nenhum tipo de aglomeração por conta do momento delicado que estamos passando, e com muita organização conseguimos fazer acontecer. O sorriso de cada criança que passava por ali é nosso combustível para fazer cada vez mais”, contou Larice Martinez, aluna do 3° ano do curso de Odontologia.

A ação seguiu todas as normas de segurança contra a disseminação do coronavírus. Ao final da ação, todos os participantes concorreram a um kit de higiene bucal a ser retirado posteriormente na casa dos bonecos.

A fundadora da Casa dos Bonecos, Luciana Dias Camargo ressaltou a importância da parceria entre a Instituição e a comunidade. “Foi muito importante para nosso projeto receber os alunos da FSA, pois precisamos muito dessas parcerias para agregar ao Projeto. As crianças amaram e as famílias ficaram muito agradecidas com essa ação”, finalizou.