MULHERES INSPIRADORAS QUE FIZERAM HISTÓRIA

8 exemplos inspiradores de mulheres que deixaram sua marca no Brasil e no mundo.

MÊS DA MULHER | 08/03/2023

O dia 08 de março é um dia muito especial, em que celebramos a força, a coragem e a resiliência das mulheres ao redor do mundo. Nesta data, também é importante lembrar das mulheres que fizeram história, lutando por seus direitos e abrindo caminhos para as gerações seguintes.

Pensando nisso e em Homenagem ao Mês da Mulher 2023 a FSA escolheu para você conhecer, oito exemplos inspiradores de mulheres que deixaram sua marca no Brasil e no mundo. Confira a Lista!

01 - Chiquinha Gonzaga

1 – Chiquinha Gonzaga – A primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, Chiquinha Gonzaga foi uma compositora e pianista talentosa que lutou contra as convenções sociais de sua época. Ela compôs mais de duas mil músicas ao longo de sua vida e foi uma das principais figuras da música popular brasileira no século XIX.

03 - Rosa Parks

2 – Rosa Parks – Ativista negra pelos direitos civis nos Estados Unidos, que se recusou a ceder seu lugar no ônibus para uma pessoa branca, em um ato que se tornou símbolo da luta contra a segregação racial provocando protestos e um boicote que levaram ao fim da discriminação dos negros no transporte coletivo.

(Brasília - DF, 27/11/2018) Presidente da República, Michel Temer durante cerimônia de Lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher..Foto: Cesar Itiberê/PR

3 – Maria da Penha – É um ícone da luta contra a violência doméstica no Brasil. Ela foi vítima de violência por parte de seu marido por mais de 23 anos e, depois de uma tentativa de assassinato, se tornou uma ativista pelos direitos das mulheres. Graças à sua luta, foi criada a Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações brasileiras para a proteção das mulheres.

Frida Kahlo.*gelatin silver print.*Oct. 16 / 1932

4 – Frida Kahlo – Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida internacionalmente como Frida Kahlo foi uma pintora mexicana à frente do seu tempo. Ela explorou temas como a dor, a paixão, a sexualidade e a identidade feminina em suas obras, tornando-se uma das artistas mais importantes do século XX. Frida também reconhecia-se como “filha da revolução”, já que passou parte da infância entre tiroteios ocorridos durante a Revolução Mexicana de 1910.

05 - Carolina Maria de Jesus

5 – Carolina Maria de Jesus – Foi uma escritora e ativista social que cresceu em uma favela em São Paulo. Ela escreveu o livro “Quarto de Despejo”, que se tornou um best-seller internacional e retrata a vida difícil das pessoas que vivem na pobreza no Brasil. Carolina lutou pela educação e pelos direitos dos pobres e marginalizados durante toda a sua vida.

06 - Ruth Bader Ginsburg

6 – Ruth Bader Ginsburg – Advogada e juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, lutou por direitos igualitários para as mulheres e minorias. Sua história foi retratada em filmes e livros e sua imagem aparece em camisetas, xícaras de café e artes o que também a tornou um “ícone pop”.

07 - Bertha Lutz

7 – Bertha Lutz – Bióloga, ativista pelos direitos das mulheres e política brasileira, Bertha lutou pela igualdade de gênero e pelos direitos das mulheres desde cedo e foi uma das principais lideranças do movimento sufragista no Brasil. Graças à sua luta, as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto em 1932.

08 - Malala_Yousafzai Fonte Wikimedia Commons

8 – Malala Yousafzai – A mais ganhadora do Prêmio Nobel da Paz e sobrevivente da violência extremista do Talibã, Malala luta pelo direito à educação das meninas no Paquistão e em todo levando sua coragem e ativismo para diversos países através de visitas e palestras.A jovem militante é famosa pela frase: “Nossos livros e canetas são as armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução”.

Essas mulheres, e muitas outras, deixaram um legado importante na luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres. Hoje, todos nós continuamos essa luta, inspirados pelo exemplo e pela coragem dessas mulheres, para construir um mundo mais justo e igualitário para todas.

Parabéns a todas as mulheres, hoje e sempre!

;;