6 dicas para escolher o curso certo de graduação

Uma pesquisa feita pela empresa Construindo Carreiras (CMOV) revela que 80% dos estudantes brasileiros não sabem o que fazer profissionalmente. Foram entrevistados 2000 jovens, que também não têm ideia de como se capacitar para o mercado de trabalho.
Mesmo depois dessa difícil escolha, o número de estudantes que passa pela peneira dos vestibulares abandona o ensino superior chega a 49% do total, segundo o último levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Isso ocorre por diversos fatores, como dificuldades de identificação com a carreira e escolha influenciada por pais ou parentes.
O Prof. Me. Pedro Luz S. Azevedo, coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Santo Antônio (FSA) da unidade de São José dos Campos, listou seis dicas  para ajudar os estudantes neste momento de decisão.

Confira as dicas:

1- Comece com aquilo que você sabe que NÃO quer fazer.
Um bom jeito de decidir qual curso seguir é olhar para áreas que te dão calafrios! Sabe aquela matéria que você não quer ver nem pintada de ouro? Desse jeito você consegue eliminar boa parte dos cursos que não são sua cara.

2- Olhe para suas disciplinas favoritas no Ensino Médio
O Ensino Médio pode te dar vários indicadores de onde você se encaixa profissionalmente. Recorde-se das disciplinas que mais gostou ou aquelas que você tirou de letra. Talvez você se encontre em cursos dentro dessas áreas.

3- Olhe para seus hobbies
Jogar videogames, assistir séries, praticar esportes, cozinhar. O que é que você gosta de fazer no seu tempo livre? Quem sabe aí haja pistas importantes para você saber com o que você gostaria de trabalhar.

4- Converse com profissionais que já estão atuando na área
Se você está em dúvida de qual curso seguir, bata um papo com alguém que já tem familiaridade e vivência nessa profissão. Quem sabe ele(a) te conte coisas que te deixe surpreso!

5- Siga sua curiosidade
“Puxa, como será que (tal coisa) funciona?” Você já se fez essa pergunta? Se sim, é um ótimo jeito de encontrar as áreas que despertam interesse. Procure na sua memória onde está sua curiosidade, desde desmontar um carrinho elétrico até querer entender como as estações do ano funcionam: o que importa é manter esse desejo por conhecimento vivo!

6- Não tenha medo de mudar de escolha depois!
Existe uma enorme pressão em “acertar de primeira” a escolha do curso. Mas saiba que os melhores profissionais ficam só em uma área. Eles arriscam, trocam, mudam de ideia e perseguem suas curiosidades independente de qual “caixa” eles se enquadram. Lembre-se: não existe curso perfeito.

Além das dicas, o professor e psicólogo também orienta que os futuros acadêmicos façam o teste vocacional gratuito que a Santo Antônio oferece. Para fazer o teste, clique aqui.

Vestibular
A Faculdade Santo Antônio está com inscrições abertas para os cursos das unidades de Caçapava e de São José dos Campos. O vestibular é gratuito e a prova deve ser agendada pelo site https://vestibular.fsantoantonio.edu.br/ . Os ingressantes podem garantir descontos de até 90% na primeira mensalidade e bolsas exclusivas até o final do curso.