Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Santo Antônio lança processo de Autoavaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade Santo Antônio deu início ao processo de Autoavaliação institucional no dia 18 de outubro para colher a avaliação da comunidade acadêmica sobre a instituição. A consulta vai até o dia 03 de novembro nos campi de Caçapava e São José dos Campos. A atividade é o primeiro passo para a produção de um relatório que retrata a situação da faculdade e serve de base para a avaliação realizada pelo Ministério da Educação. É essa avaliação que verifica a qualidade das instituições de ensino superior em todo o território nacional. A autoavaliação da CPA envolve todos os estudantes, professores e funcionários e é feita duas vezes por ano.

Nas palavras do coordenador da CPA, professor André Luiz da Silva, esse é um dos momentos estratégicos para a gestão da faculdade. “A pesquisa que a CPA realiza oferece os parâmetros para instituição melhorar os pontos fracos e fortalecer aquilo que vem dando certo no processo de formação dos nossos alunos, num espírito de participação livre e construtiva”

Ele lembra da importância do envolvimento de todos alunos e colaboradores da FSA e diz que o objetivo da autoavaliação é fazer um amplo diagnóstico da instituição para contribuir com sugestões de melhoria organizacional da infraestrutura física e tecnológica das condições inovadoras de aprendizagem. “Assim como a avaliação dos alunos visa levantar o conhecimento e as habilidades que eles possuem ou adquiriram ao longo do curso, a autoavaliação institucional busca saber se o que a FSA vem fazendo está sendo eficiente e o que é preciso mudar para avançar na excelência do ensino”.

A acadêmica Cristiane Gonçalves dos Santos, do curso de direito da FSA de Caçapava e representante dos alunos na CPA, declara que é importante que os representantes de turma incentivem os colegas para responder os questionários de autoavaliação, pois nele está a garantia que as solicitações dos alunos serão ouvidas e levadas adiante, na forma de sugestões para a faculdade oferecer as soluções.

Além da comunidade interna, neste semestre a CPA está realizando uma consulta à comunidade externa até o dia 18 de novembro, para conhecer a opinião dos munícipes e moradores da região sobre o papel da Faculdade Santo Antônio na geração de renda e desenvolvimento social e econômico dos municípios sedes da FSA e da região do Vale do Paraíba.

Serviço:

Para responder à Autoavaliação CPA, se você é aluno ou professor, acesse o formulário através dos links disponibilizados na plataforma BLUE.
Para responder à consulta da CPA com a comunidade local e regional, acesse o formulário aqui.