ALUNOS DE PSICOLOGIA DA FACULDADE SANTO ANTÔNIO SE PREPARAM PARA ATUAR EM CRISES, EMERGÊNCIAS E DESASTRES

PSICOLOGIA – ALUNOS – ATUAÇÃO EM CRISES E DESASTRES – FSA | 04/06/2024

Os estudantes de Psicologia da Faculdade Santo Antônio estão se preparando para lidar com situações de crise, emergências e desastres, graças à disciplina de “Projeto Integrador: Intervenções em crises” ministrada pela Profa. Ma. Renata Ré.

Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades que os capacitaram para atuar de forma eficaz em situações de emergência. Um dos destaques foi o Workshop sobre Psicologia de Emergências e Desastres, ministrado pela renomada psicóloga Milena Farias Fernandes. Nesse encontro, os estudantes puderam aprender sobre as melhores práticas e estratégias para lidar com situações de crise.

Além disso, os alunos também tiveram a chance de conhecer de perto o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e da atenção básica para o atendimento de emergências em saúde mental. A coordenadora de saúde mental do município de Caçapava, a terapeuta ocupacional Carolina Mancilha, compartilhou seu conhecimento e experiência com os futuros psicólogos.

Uma visita institucional ao município de São Luiz do Paraitinga foi uma experiência marcante para os estudantes, que puderam compreender de forma prática a importância da reestruturação após desastres naturais, como as enchentes de 2010. Além disso, uma palestra com a psicóloga Milena Faria Fernandes e o coordenador da defesa civil, Fernando Lourenço, proporcionou aos alunos insights valiosos sobre a atuação em situações de crise.

Essa formação especializada está preparando os alunos de Psicologia da Faculdade Santo Antônio para serem profissionais capacitados e preparados para enfrentar os desafios que possam surgir em situações de emergência. Com uma abordagem prática e interdisciplinar, os futuros psicólogos estão adquirindo as habilidades necessárias para oferecer suporte e assistência às pessoas em momentos difíceis.

A Faculdade Santo Antônio está, assim, contribuindo para a formação de profissionais de Psicologia mais completos e preparados para atuar de forma ética e eficaz em situações de crise, emergências e desastres.