BACHARELADO EM

Psicologia

CAÇAPAVA

LOCAL

PRESENCIAL

MODALIDADE

MANHÃ ou NOITE

TURNO

10 SEMESTRES

DURAÇÃO

— O CURSO

O Curso de Psicologia da Faculdade Santo Antônio propõe formar psicólogos voltados para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, hábeis em comunicação e no trabalho multiprofissional, aptos a liderar e convictos da necessidade da educação permanente, fazendo uso crítico e criativo dos saberes psicológicos, com cidadania e a serviço do bem-estar social.

O psicólogo formado na FSA desenvolve ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, atuando em esferas públicas e privadas de atenção humana, tais como: clínicas, hospitais, unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, núcleos de atendimento psicossocial, centros de atendimento a dependentes de drogas, centros de assistência social, instituições de ensino, tribunais e demais foros de justiça, setores da saúde do trabalhador e das condições e relações de trabalho, laboratórios de pesquisa, universidades, dentre outras.

— MERCADO DE TRABALHO

O profissional de psicologia é um profissional essencial no cenário da saúde mental neste “novo” mundo, notadamente ainda em tempos de pandemia e mais especializado nos aspectos de urgências e emergências, pode atuar não só no campo da saúde mental, como também nas demais áreas que envolvem a atuação da psicologia para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas de intervenção junto a pessoas, grupos, empresas, comunidades, instituições de educação, judiciárias e de saúde.

O psicólogo tem sido cada vez mais reconhecido como fundamental nos âmbitos da prevenção, promoção e assistência, e está estreitamente articulado ao cuidado com a saúde mental, o que a torna especialmente necessário.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o crescente aumento de transtornos mentais, estima-se que 30% dos adultos em todo o mundo atendam a critérios de diagnósticos para distúrbios mentais. Onde existem pessoas, há campo de trabalho para o profissional da psicologia, ampliando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Autorizado pela Portaria MEC nº 1020 de 15 de setembro de 2021, DOU de 17/09/2021

— CORPO DOCENTE

AUTORIZADO PELO MEC

COM

NOTA 4

– PALAVRA DA ALUNA

— COORDENADORA

Monique Marques Godoy-Dolcinotti

Graduada em Psicologia com especialização em Intervenção Familiar: Psicoterapia e Orientação e mestrado em Gestão em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Atualmente, é doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e atua como docente universitária, terapeuta familiar e consultora de empresas e carreiras.

;;