BACHARELADO EM

Enfermagem

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

LOCAL

PRESENCIAL

MODALIDADE

MANHÃ ou NOITE

TURNO

10 SEMESTRES

DURAÇÃO

— O CURSO

O Curso de Enfermagem da Faculdade Santo Antônio alia a teoria e a prática desde o início do curso, preparando o aluno para o cuidado com o outro em todas as fases da vida, ora em situações simuladas ora em situações reais, de forma que  o grau de complexidade esteja adequado para seu nível de formação.

Já no começo do curso da FSA o estudante inicia procedimentos de menor dificuldade e vai aumentando o nível, formando assim enfermeiros, capazes de atuar com competência em todas as formas da assistência ao ser humano e intervir nas situações de saúde-doença, com foco nas diferentes áreas de atuação: assistencial, administrativa, ensino e pesquisa, sempre pautado nos preceitos éticos, humanos, científicos, sociais e políticos, em compromisso com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na saúde pública, o enfermeiro é o coordenador da maioria dos programas do Ministério da Saúde, atuando na promoção e prevenção da saúde, vai exercer a responsabilidade de educar a população para mudar seu estilo de vida individual e em comunidade para melhoria da qualidade de vida, como norteador de um processo de cuidado consistente e organizado, exercendo o papel de verdadeiro protagonista do sistema de saúde.

O enfermeiro é o profissional essencial na promoção e proteção à saúde humana, na prevenção, cura e reabilitação de doenças, atuando nas áreas de emergência e resgate, geriatria e gerontologia, ginecologia e obstetrícia, médico-cirúrgica, pediatria, psiquiatria, saúde do trabalhador, saúde pública, terapia intensiva, dentre outras.

— MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho na área de enfermagem é extremamente amplo possibilitando o profissional atuar em industrias, em hospitais no setor privado, na área pública em atenção básica até a alta complexidade, na área acadêmica, como profissional liberal, enfim em todas as áreas de atenção nos diferentes ciclos de vida.

É uma profissão em constante evolução tecnológica e a demanda por profissionais cada vez mais qualificados neste setor é crescente. Por todas estas considerações a enfermagem oferece infinitas possibilidades de carreira.

Autorizado pela Portaria MEC nº 1983, de 11 de novembro de 2019, DOU nº219 de 12/11/2019

— CORPO DOCENTE

AUTORIZADO PELO MEC

COM

NOTA 4

— PALAVRA DO ALUNO

;;