ODONTOLOGIA – UMA PROFISSÃO QUE VAI ALÉM DO CUIDADO COM OS DENTES

Especialidades odontológicas.

ODONTOLOGIA | 16/06/2023.

Quando pensamos na área de Odontologia, a primeira coisa que vem à nossa cabeça são “dentes”, porém, ao contrário do que muitos pensam, a área odontológica é extremamente ampla! Os cirurgiões-dentistas têm a possibilidade de exercer a profissão em diferentes campos de atuação, atualmente, são 23 especialidades cadastradas no Conselho Federal de Odontologia (CFO). Os profissionais da área vêm ganhando cada vez mais campos de atuação, o que mantêm a profissão dentro das mais promissoras.

Todas as especialidades odontológicas exigem que o curso de graduação em Odontologia seja finalizado, porém alguns cursos aceitam acadêmicos que estejam cursando o último período da graduação.

Para você que está em dúvida de qual área seguir, abaixo apresentamos as 23 especialidades odontológicas disponíveis que você seguir carreira!

01. Acupuntura

Reconhecida pelo CFO desde 2015, a acupuntura pode ser utilizada antes, durante a após procedimentos para auxiliar no tratamento de dores crônicas, ansiedade, bruxismo, dor orofacial e imunidade.

Especialização: Em geral é de dois a três anos.

02. Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (CTBMF)

Surgiu no final do século XIX. Os procedimentos realizados incluem: correção de deformidades faciais e dentofaciais, tratamento de fraturas e traumas da face, remoção de tumores e cistos maxilofaciais e outros procedimentos de reconstrução.

Campo de atuação: clínicas odontológicas, hospitais, unidades de saúde e instituições de ensino e pesquisa.

Especialização: Duração média de 36 a 48 meses. Pela residência hospitalar, o profissional é selecionado por prova, análise de currículo e entrevistas, a residência possui duração média de 3 anos.

Dentists treat patients' teeth.

03. Dentística

Reconhecida pelo CFO em 1975. A dentística é a área que atua na estética dos dentes, solução de problemas funcionais ou estruturais. Os procedimentos mais comuns realizados por essa área são: restaurações em resina, remoção de cáries, restaurações em cerâmicas, clareamento dental, lentes de contato e facetas.

Especialização: Tem duração média de 18 a 24 meses.

04. Disfunção temporomandibular e dor orofacial

Foi criada em 2002. O especialista atua tratando disfunções temporomandibulares e dos músculos da mastigação, neuralgias orofaciais, doenças sistêmicas com repercussão orofacial, cefaleias e odontologia do sono.

Campo de atuação: consultório ou integrando equipe multidisciplinar, em ambulatório e hospitais.

Especialização: 18 a 24 meses.

05. Endodontia

Criada no final do século XIX, as áreas de atuação da endodontia incluem o diagnóstico e tratamento de lesões endodônticas, a prevenção e tratamento de dor orofacial, restauração e manutenção de dentes naturais.

Especialização: Varia de dois a três anos.

06. Estomatologia

Reconhecimento 1992, Resolução 181.

Promoção e execução de procedimentos preventivos em nível individual e coletivo na saúde bucal de lesões, biopsia e câncer.

Campo de atuação: Hospitais, centros de saúde e clínicas privadas.

Especialização: 12 a 18 meses.

07. Harmonização orofacial

Reconhecimento 2019, Resolução 198.

Atuar nas disfunções estéticas através de procedimentos minimamente invasivos, como aplicação de Toxina Botulínica, preenchedores, fios de sustentação, bioestimulares e bichectomia.

Campo de atuação: Clínicas Privadas.

Especialização: 18 meses.

Foto 002_2

08. Homeopatia

Desde 2015 reconhecida pelo CFO, promove tratamento de diversas condições, tais como alergias, ansiedade, dores crônicas e problemas de pele.

Campos de atuação: Clínicas e consultórios de homeopatia, hospitais, centros de pesquisa e instituições de ensino.

Especialização: Entre dois a três anos.

09. Implantodontia

Os procedimentos realizados pela implantodontia incluem a instalação dos implantes dentários, aplicação de próteses dentárias sobre os implantes e o acompanhamento a longo prazo do paciente.

Campos de atuação: clínicas particulares, saúde pública e hospitais.

Especialização: Tem duração de 2 anos.

10. Odontogeriatria

Surgiu nos anos 80, os especialistas têm papel importante na promoção da saúde geral e qualidade de vida dos idosos, com procedimentos voltados para a prevenção e tratamento de problemas bucais que os afetam, tais como cáries, doenças periodontais, alterações na articulação temporomandibular, entre outros.

Especialização:18 a 24 meses.

Handsome old man talking to the dendist. Two men in the dentist's office. The doctor shows the patient dentures

11. Odontologia do esporte

Reconhecimento 2015 pelo CFO. Profissional trabalha com as particularidades e especialidades dos atletas com a intenção de promover uma melhora em seu rendimento. Prescrição de fármacos e indicação de Acessórios como: Protetor Bucal e facial.

Campo de atuação: Clínicas, Clubes Esportivos e Centros de Saúde Esportiva Especialização: 12 meses

12. Odontologia do trabalho

Reconhecimento 2007 pelo CFO. Cirurgião-dentista garante a saúde bucal dos trabalhadores por meio de exames periódicos nas empresas. Identificação, avaliação e vigilância dos fatores ambientais que possam constituir riscos à saúde bucal.

Campo de atuação: Indústrias, empresas, escolas, hospitais e clínicas. Especialização: 12 meses

13. Odontologia legal

Reconhecimento 2005 pelo CFO. Profissional atua na análise craniofacial e dental de indivíduos para identificação e elucidação dos casos. Auxilia a Medicina Legal a caracterização Macro e Micro das estruturas ósseas e moleculares (DNA).

Campo de atuação: Polícia Científica e Docente Universitário.

Especialização: 12 meses

14. Odontologia para pacientes com necessidades especiais

Surgiu em 2001, os especialistas atendem todo usuário que apresente limitações de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional e presta o atendimento sempre em interação com o médico responsável pelo paciente.

Campo de atuação: Clínicas odontológicas ou hospitais.

Especialização: Em média 20 meses.

15. Odontopediatria

Início do século XX, os profissionais dessa área também têm como objetivo a promoção da saúde bucal e prevenção de doenças bucais, assim como diagnóstico e tratamento de problemas bucais em bebês, crianças e adolescentes.

Campo de atuação: Clínicas odontológicas, hospitais, unidades de saúde e escolas.

Especialização: Duração média de 24 meses.

Happy afro american girl sitting in stomatologist chair with open mouth while professional dentist doing regular check up of teeth using dental probe and mirror. Female nurse assisting.

16. Ortodontia

Primeira especialidade odontológica, estuda o desenvolvimento da face e dos dentes com a finalidade principal de corrigir disfunções dento-faciais com o uso de aparelhos móveis ou fixos aplicando força nos dentes. Campo de atuação: Consultório, rede pública de saúde e clinicas multidisciplinares.

Especialização: 3 anos

17. Ortopedia funcional dos maxilares

A ortopedia funcional dos maxilares tem como objetivo corrigir problemas funcionais e estruturais que podem afetar a oclusão dentária, a respiração, a fala e funções relacionadas à mastigação e deglutição. Ela é aplicada utilizando-se aparelhos ortopédicos que redirecionarão crescimento ósseo.

Campo de atuação: Consultório, rede pública de saúde e clinicas multidisciplinares.

Especialização: 3 anos.

18. Patologia oral e maxilo facial

Criada na década de 1970, os procedimentos realizados incluem biópsias, exames clínicos, exames de imagem e outros exames laboratoriais. Eles também são responsáveis pela determinação da extensão da doença, tratamento cirúrgico e acompanhamento dos pacientes.

Campo de atuação: Hospitais, clínicas, laboratórios e instituições acadêmicas.

Especialização: Residência que tem uma duração de 3 a 4 anos ou uma especialização, que dura cerca de 24 meses.

19. Periodontia

Surgiu no início do século XX, com o objetivo de prevenir e tratar as doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como a gengiva e o osso alveolar.

Campo de atuação: clínicas odontológicas, hospitais, unidades de saúde, consultórios particulares e instituições de ensino e pesquisa.

Especialização: Duração média de 24 a 36 meses.

20. Prótese buco maxilo facial

Criada em 1925, confecção de próteses extraorais ou intraorais, dentre os tipos de próteses extraorais se incluem as próteses oculares, próteses óculo palpebrais, próteses auriculares e próteses nasais, já das próteses intraorais podemos citar como exemplo as próteses obturadoras maxilares, próteses mandibulares e próteses elevadoras de palato.

Campo de atuação: Atuar em equipes multidisciplinares, compondo corpo clínico de hospitais, centros de reabilitação ou atendendo em clínicas particulares.

Especialização: Apresenta 18 meses de duração.

21. Prótese dentaria

Surgiu durante a segunda metade do século XX. Promovem reabilitação funcional e estética com próteses fixas e removíveis.

Campo de atuação: Clínicas odontológicas, consultórios particulares, hospitais e laboratórios de prótese dentária.

Especialização: Pode durar de dois a três anos.

22. Radiologia odontologica e imaginologia

Especialidade utilizada para examinar estruturas craniofaciais para auxiliar no diagnóstico, acompanhamento e documentação de doenças e condições.

Campo de atuação: Clínica de radiologia e instituições de ensino

Especialização: Residência pode durar entre dois a cinco anos.

23. Saúde coletiva

Surgiu no final da década de 1970, envolve o estudo e a implementação de políticas públicas, planejamento e gestão em saúde bucal, epidemiologia, vigilância em saúde, educação em saúde, entre outros aspectos relacionados à saúde bucal da população como um todo.

Campo de atuação: Serviços de saúde públicos, privados, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e instituições de pesquisa.

Especialização:2 a 3 anos, envolvendo programa de residência ou curso de pós-graduação lato sensu.

Esse texto foi formulado pelos alunos do primeiro ano do curso de Graduação em Odontologia da Faculdade Santo Antônio como produto fabricado dentro do Projeto Integrador de Introdução à Odontologia, esperamos que eles tenham ajudado você que está na dúvida em que área ou curso fazer. A Odontologia é uma área muito rica, com amplas possibilidades de atuação!

BANNER 002
;;